quinta-feira, 24 de março de 2011

O universo simbólico da dança do ventre (2)


2 - Ritmos e modalidades

            Tendo em vista a multiplicidade de locais por onde a expansão árabe passou, há uma multiplicidade de ritmos na dança do ventre. Os mais conhecidos são: baladi, said, masmudi, wahdawonoz, chifteteli (Turquia, Grécia), fallahi, samaai (clássico), zaffa (dança do candelabro), soudi (khaleege), ayubi/ zaar (dança ritualística), kachlamar (karsilama), etc.



3 – A dança do ventre e os quatro elementos.

            Dentre os movimentos executados pela bailarina na dança do ventre, os movimentos de ondulação remetem à fluidez das águas e do ar; já os movimentos mais secos e duros estão relacionados à terra e ao fogo.

            Os quatro elementos primordiais (água, ar, terra, fogo) são constantemente evocados nas diferentes modalidades da dança do ventre. Vejamos agora como se dá essa relação.

3.1 – Ar

Danças com véus

            O véu (hijab) quer dizer, em árabe, “o que separa duas coisas”. Assim sendo, está associado ao conhecimento oculto ou revelado. Embora as mulheres, em diferentes lugares do globo, dancem com véus, lenços ou xales desde a aurora dos tempos, as danças com véu, tal como hoje em dia as conhecemos, são – em sua maioria – contribuição dos coreógrafos russos que, na década de 30 do século passado, introduziram este adereço para enfatizar, nas apresentações em grandes espaços, os movimentos de braços das bailarinas.

2 comentários:

  1. Tô adorando tudo isso!!!
    Val, mais uma vez, parabéns pela escolha certa de criar esse blog. Obrigada por compartilhar teus conhecimentos conosco!
    Um abraço fortão,
    Mel.

    ResponderExcluir
  2. Que lindos seus textos. Tão leves, certos e sem palhaçadas! :-) Sabemos que há muita palhaçada nesse mundo "do ventre".

    Que saudade de dançar com você, minha linda!!!

    ResponderExcluir