quarta-feira, 16 de março de 2011

Apresentação: minha raiz.

Nos documentos, Valeria. Para os amigos, Val. Na dança, Zahra El Saif, Flor do Verão, ou Flor dos Desertos. O amor de infância à música árabe (não desgrudava do rádio na hora do Programa O Mundo Árabe, apresentado pelo Fouad Tayar na antiga Rádio Imprensa) resultou, nos idos de 1999, nas primeiras aulas de dança do ventre, no Méier, com a mestra Yasmin Rajal, e, alguns anos depois, no início do aprendizado da língua árabe, no curso de línguas da UFRJ. De lá para cá, aulas com as mestras Krallisa Sechat, Nara Mahsati e Khalida Zareen, workshops de danças orientais com Nasser Mohammad, Fairuza Bannout, Dunia La Luna, Jade El Jabel, Nafisa Shazadi, entre outros, além da dança cigana, outra paixão.
A dança do ventre (raqs sharqi - dança do oriente, em árabe) é, na minha vida, pura expressão da alma e da espiritualidade - claro, prezando sempre o apuro da técnica e o respeito à cultura. O mesmo se aplica à dança cigana. E é dentro desse prisma que pretendo apresentar meus textos sobre a arte da dança.

Ahlan wa sahlan!

Bem-vindo(a)!


4 comentários:

  1. Um blog de dança do ventre, que idéia, jein, Val, só podia ser sua mesmo. Adorei e vou sempre passar por aqui para visitar e ver o que ISIS vai te reservar!!!!

    Bar Lachi!!!!!

    Tchumidav, veri!!!!

    ResponderExcluir
  2. Val, obrigada por nos presentear com esse blog, que tenho certeza que será uma delícia de visitar!

    ResponderExcluir
  3. Sou afortunada de ter pessoas que torcem por mim! beijos, meninas!

    ResponderExcluir
  4. Ai meu amor, que honra ver meu nominho lá junto com os das tuas mestras!! Obrigada. Você já veio sabendo né... é só tirar de dentro.
    Te amo!!! E continue escrevendo!!
    Krallisa Sechat.

    ResponderExcluir